Os Meus Escritos

Resolvi deixar alguns documentos de trabalho que “herdei”, aqui, ali e acolá, sobre tudo fruto da minha ligação ao mar; mas também à terra que pisamos.

 

Tudo aquilo que pretendo deixar na Net, tem como objectivo mostrar as ferramentas que usávamos - e que ainda hoje se usam - para levar por diante, a tarefa de fazer; mas sobre tudo, a tarefa de fazer bem.

 

Não se trata de invenções, apenas se compilou e deu tratamento, aos conhecimentos adquiridos ao longo dos tempos na Escola Náutica; no Mar; nos Estaleiros; nas Empresas de Navegação e outras por onde passámos.

 

Não deixamos por isso de agradecer aos nossos companheiros de longos anos de mar; superintendentes, reparadores, professores, fornecedores e técnicos; sem esquecer o anónimo trabalhador ou operário, que de um ou outro modo, nos transmitiu algo, e que aqui fazemos referência. 

 

Estes conhecimentos e suas origens são portanto propriedade da humanidade e todos aqueles, porque se trata de conhecimento, que no uso da sua actividade profissional de cada um, possam vir fazer uso deles, parcial ou totalmente.

 

Alguns destes documentos, deram origem a outros já melhorados, esperando o Trancaline, que estes possam de igual modo, a vir a ter o mesmo fim.

 

Um grande abraço para os autores anónimos da informação reproduzida; bem como, para todos aqueles que autorizaram publicar aqui, parte dos seus trabalhos.

  

Albano Nunes - Trancaline 

Trancaline I

Quartel Velho…Quartel Novo…Mar…Marinha…e Água Doce!

Mar... Marés e Marinheiros

Mar... Mares... e Navios

Mar…mar e mar!…

Mar… marés e reveses…

O "Tio" foi transferido...

Mar… Maré alta…e Fórmula 1

Amanhecer na Lisnave Rocha…

Trancaline II

Memórias de um Bombeiro Voluntario

Fogo Traiçoeiro vf - 11.09.08

Esta Régia

Quando o Comboio Foguete parou em Estarreja

Os Companheiros da Alegria

O Fiel Amigo

As Lareiras

Esteiro de Estarreja Navegável

....a Canhota do Tio Rrodrigo

União das Lamas1

Porco por 1$

São Paio da Torreira

Quim Anão

Sofoco 74

Rio Antuã

 

Trancaline III

Ataque ao Stª Maria

Governar vai ser fácil

40 Anos é muito Tempo...

Navio Saudades

Horácio Saramago partiu

E agora viver não vai ser fácil

A Crise, a Recessão,a Deflação...e a miséria

Eu bem vos alertei

Às Colheres

Novo Governo...FMI

Braçal

O Verdadeiro Trancaline

 

Os meus agradecimentos aos Engenheiros Amigos e Empresas:

Lubélio Silva; João Clemente Marmelo; Alberto Costa; Faustino Dourado; José Paulo Saraiva Cabral; Frederico Fernandes; João Moita; Cte Mota Duarte; Cte José Gomes; Cte Lázaro Delgado; José Carlos Henriques; Álvaro de Oliveira; Marc Hadden; Alex T.Santos; Miguel Jeronimo; Carlos Gouveia; Ricardo Gouveia; Ana Luísa Nunes e outros.

Operários Anónimos do Ramo Naval; Técnicos e Amigos.

SOEMM;  BVE’s;  CNN;  Lisnave Rocha;  Portline;  Eurotagus;  Navalria;  ENP;TT; Soflusa;  SCMA.Ltd; Cociga e Outras Empresas.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now