




Os Meus Escritos
Resolvi deixar alguns documentos de trabalho que “herdei”, aqui, ali e acolá, sobre tudo fruto da minha ligação ao mar; mas também à terra que pisamos.
Tudo aquilo que pretendo deixar na Net, tem como objectivo mostrar as ferramentas que usávamos - e que ainda hoje se usam - para levar por diante, a tarefa de fazer; mas sobre tudo, a tarefa de fazer bem.
Não se trata de invenções, apenas se compilou e deu tratamento, aos conhecimentos adquiridos ao longo dos tempos na Escola Náutica; no Mar; nos Estaleiros; nas Empresas de Navegação e outras por onde passámos.
Não deixamos por isso de agradecer aos nossos companheiros de longos anos de mar; superintendentes, reparadores, professores, fornecedores e técnicos; sem esquecer o anónimo trabalhador ou operário, que de um ou outro modo, nos transmitiu algo, e que aqui fazemos referência.
Estes conhecimentos e suas origens são portanto propriedade da humanidade e todos aqueles, porque se trata de conhecimento, que no uso da sua actividade profissional de cada um, possam vir fazer uso deles, parcial ou totalmente.
Alguns destes documentos, deram origem a outros já melhorados, esperando o Trancaline, que estes possam de igual modo, a vir a ter o mesmo fim.
Um grande abraço para os autores anónimos da informação reproduzida; bem como, para todos aqueles que autorizaram publicar aqui, parte dos seus trabalhos.
Albano Nunes - Trancaline
Os meus agradecimentos aos Engenheiros Amigos e Empresas:
Lubélio Silva; João Clemente Marmelo; Alberto Costa; Faustino Dourado; José Paulo Saraiva Cabral; Frederico Fernandes; João Moita; Cte Mota Duarte; Cte José Gomes; Cte Lázaro Delgado; José Carlos Henriques; Álvaro de Oliveira; Marc Hadden; Alex T.Santos; Miguel Jeronimo; Carlos Gouveia; Ricardo Gouveia; Ana Luísa Nunes e outros.
Operários Anónimos do Ramo Naval; Técnicos e Amigos.
SOEMM; BVE’s; CNN; Lisnave Rocha; Portline; Eurotagus; Navalria; ENP;TT; Soflusa; SCMA.Ltd; Cociga e Outras Empresas.